~> Esclarecendo: Argumento e Demanda

Uma das dúvidas da maioria dos candidatos é diferenciar "argumento" de "demanda".
Então vamos lá:

-ARGUMENTO é a nota que você precisa para entrar na UnB, é justamente aquela nota que aparece como MÍNIMO E MÁXIMO nos boletins informativos do CESPE. Lembrando que ARGUMENTO É DIFERENTE DE ESCORE BRUTO que por sua vez, é a nota que você recebe no espelho de desempenho junto com a nota de redação e esse ESCORE BRUTO após um certo cálculo, transformar-se-á no ARGUMENTO. E como existem cursos com ARGUMENTO negativo? A resposta é que, o indivíduo que tira o ESCORE BRUTO menor que a média geral, fica com o ARGUMENTO negativado.

-DEMANDA é a quantidade de candidatos por vaga. Por exemplo, 540 candidatos se inscreveram para o curso de Medicina, mas só existem 18 vagas para tal. Dividindo 540 por 18 encontramos 30 candidatos por vaga. Assim, você está concorrendo com mais 29 candidatos por uma vaga.

No mais, é isso. Espero ter esclarecido e qualquer outra dúvida, postem nos comentários!
Até mais !

Mateus P.

19 comentários:

  1. Mateus, mas se uma pessoa que fica com escore inferior a média em qualquer uma das parte da prova é eliminada segundo o edital. Por exemplo, supondo que um aluno tirou 5 de escore em lingua estrangeira na qual a média foi 9, já gera argumento negativo nessa parte da prova e consta no edital que é motivo de eliminação. Então, como pode haver aprovação de candidato com argumento final negativo?
    Pietra Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Pietra, o que consta em edital é: o candidato que tirar o escore bruto igual ou inferior a 0 na prova de línguas ou na parte 2 da 3ª etapa será eliminado e não ele tirar menos que a média em alguma das partes.
    Abraços,
    Mateus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode me dizer em que parte do edital está escrito isso? Estou no subprograma 2014-2016

      Excluir
    2. Leia o edital, Elysa. Tenho certeza que suas dúvidas serão sanadas.

      Excluir
  3. Mateus e a nota da redação, como e calculada ?
    Vou fazer a 3 etapa esse ano. Na 1° tirei 8,9 e na 2°- 2.0 , uma nota compensa a outra ou pra medicina essa nota de redação já esta impossível ?

    ResponderExcluir
  4. A redação é 10% do argumento final, ou seja, a prova em sim tem um peso bem maior (90%). Creio que pra medicina, o que se tem que ter é uma boa nota nas três etapas na prova objetiva...mas a redação, apesar de ser pouco significante no argumento final, pode fazer a diferença. (é aquela história, às vezes uma questão te elimina, né?). Lembrando que 1xNR1 + 2xNR2 + 3xNR3 tem que ser maior ou igual a 24, onde NR é a nota de redação de cada etapa com seus respectivos pesos.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Com 58.65 escore bruto e 7,99 na red na primeira etapa e 60.043 e 6,9 na segunda etapa, você acha que preciso de quanto na terceira pra medicina?

    ResponderExcluir
  6. tirei 11 de escore bruto na segunda etapa e n fiz a primeira ,tenho alguma chance de recuperar e passar

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a média em geral do argumento para cursar psicologia?! Na 1 etapa:24,312, quanto eu preciso tirar na 2 e 3 etapa?

    ResponderExcluir
  8. Oi, se o argumento mínimo é -12, a pessoa que tirou -127 é classificada ou desclassificada?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que mudaram de curso porque a nota tá negativada tem chance de entrar mesmo ou isso é balela, poq o curso de francês ficou em -200 no arg. Mínimo. No meu caso eu fiquei com qu tira por exemplo -100 tem chance?

    ResponderExcluir
  11. Yeah Mr.White, yeah science!

    ResponderExcluir
  12. quem ficou com argumento -55.000, o candidato aos cursos de biotecnologia e farmácia, tem alguma chance?

    ResponderExcluir
  13. quem ficou com o argumento de -78.203 tem chance de passar em farmácia ou em qual curso ?

    ResponderExcluir
  14. Então o Argumento Mínimo dos cursos no boletim do PAS são a menor nota convocada para cursar o curso? Ou é apenas a menor nota que se inscreveu para o curso e não passou?

    ResponderExcluir
  15. eu to com -20 de argumento final e o curso que eu quero é -16 de argumento minimo.eu tenho chance?

    ResponderExcluir
  16. Você sabe o que acontece se o argumento final é igual ao argumento mínimo, até nos milésimos?

    ResponderExcluir
  17. Se meu argumento final for maior que o argumento máximo do curso eu consigo entrar?

    ResponderExcluir